Todos nós queremos ter sucesso na vida, porém, mais importante que isso é acharmos o sentido para a nossa existência dada por Deus. Todos nós nascemos para um grande propósito divino e nossas vidas são talhadas, nos mínimos detalhes, para o perfil exato do que Deus precisa. Só encontraremos aquele grande senso de realização dentro de tal propósito.
É neste lugar que acharemos satisfação e frutos. Chamamos isso de Propósito Profético. Nesse território, você terá todos os recursos necessários para cumprir os altos desígnios de Deus para a sua vida. Recursos, graça e unção estarão sempre disponíveis para você e toda capacitação que precisar será alinhada na medida em que precisar (Jr 1.5).
O propósito profético nasceu antes do profeta, e tudo aponta para o fato de que seu nascimento se deu para o cumprimento dos desígnios divinos. Assim, nós também nascemos para cumprir um propósito específico que estava no coração de Deus muito antes de existirmos.
Como então identificar esse propósito profético?
Há um processo em andamento em nossas vidas e precisamos cooperar, ativamente, com o Senhor para chegarmos onde Ele deseja. A unção do Espírito Santo está no propósito profético, mas também está na visão. Não adianta descobrirmos o propósito se o colocarmos em prática na estratégia errada. É fundamental descobrirmos o modo, isto é, a visão de Deus para aquele propósito.
O tamanho da unção será proporcional ao tamanho da visão. Se for apenas um palmo a frente do nariz, será um palmo a frente do nariz cheio de unção, mas se é ilimitada diante de Deus, assim será também o tamanho da unção.
Nesse processo, o Senhor nos levará a construir uma posição de autoridade. Autoridade não se ganha orando e jejuando, isso traz poder, se ganha obedecendo e submetendo-se. O poder move a terra e a autoridade move o céu. A vida de José é um referencial para nós nesse processo de Deus. Ele teve que vencer as emoções, teve que negar o pecado na casa de Potifar, e finalmente responder na prisão.
1.Conhecendo O Propósito De Deus Para Nós (Ec7.8)
Em relação a Deus, você possui um projeto único, um propósito profético. Você não veio a essa terra a passeio, não surgiu aqui por acaso, não é fruto do destino como algo impessoal, sem coração, sem rota. Fomos formados de uma maneira particular, singular. (Sl 139.13)
a. O propósito profético requereu seu nascimento
O propósito de Deus é maior do que você. Transcendem as suas questiúnculas e antecede o seu próprio nascimento, isto é assustador (Jr 1.5).
Já parou pra pensar nisto? As coisas de Deus são mais elevadas do que as nossas, mais elevadas do que nossos raciocínios simplistas. O mais tremendo é que antes do nascimento do profeta ele já fora constituído como tal. O propósito profético de Deus requereu seu nascimento.
Foi o propósito de Deus que requereu seu nascimento e não a vontade da sua mãe e pai, ou até mesmo o pecado deles. Pasme, mas mesmo no erro de outros, Deus cumpre seu propósitos eternos. Ex.: Raabe a meretriz.
Propósito é o objetivo, a função para a qual a sua vida foi concebida. Você nasceu com todos os componentes, todos os traços, todas as inclinações para cumprir o propósito profético. Tudo o que você precisa, já está dentro de você. Deus primeiro concede seu propósito e depois Ele gera o cumpridor dele, com todas as providencias estabelecidas no seu interior na pessoa do Espírito Santo de Deus.
b. O propósito é sempre maior do que nós
Nosso Senhor transcende a história e já o capacitou, antes do seu nascimento com tudo o que você precisa para cumpri o seu sonho, o seu chamado. Pense na proposta de Deus para Abraão aos 90 anos, a Moisés aos 80, mas nunca se esqueça: quem ri por último, ri melhor, Isaque significa “riso”.
Se Deus colocar uma proposta indecorosa no seu coração nesses dias. Uma proposta que te faz rir, como se fosse uma piada, tamanha a sua impossibilidade diante de seus olhos, fique atento, isso combina com Ele.
c. O chamado é para todos (Ap 5.10)
Precisamos corrigir a nossa teologia a respeito do chamado de Deus e acabar com a ênfase clerical de que o chamado de Deus é somente para ser pastor. Há um chamado para todos os crentes. Deus deseja levantar você, no seu chamado pessoal, como parte viva e ativa do corpo de Cristo. Na verdade, todos nós fomos chamados por Deus para trabalhar em tempo integral no seu reino, como Reis e Sacerdotes. Uns na igreja, outros na medicina, outros na educação. Reis excelentes no que faz e sacerdotes capazes e cheios do Espírito para ministrar.
2-Reconhecendo a Unção e Se Inserindo Nela (Ec 4.14)
O que é então a unção do Espírito? É a capacitação sobrenatural para realizar aquilo que, no natural, você não consegue. Ela te leva a transcender as suas limitações naturais. Onde está essa unção? Ela reside no propósito profético. Quem acha o propósito achou a capacitação sobrenatural, e mais, achou o lugar de conforto, de maiores realizações e de melhores frutos (Mt 11.30). Encontrou o fim daqueles conflitos existenciais inúteis. O lugar do propósito profético é o lugar que Deus preparou para lhe dar uma vida com significado.
a. A unção provê todas as coisas
Nosso Deus não é incoerente. Ele lhe dará fé e todos os meios, incluindo todos os recursos para você cumprir o sonho que Ele colocou no seu coração. Ele, no entanto, só responderá as orações dentro da esfera do propósito para o qual o chamou. Nesse campo, peça o que quiser e no contexto certo, tudo virá à sua mão (1Jo 5.14).
b. O propósito o levará a ação
Quando a unção de Deus vier sobre a sua vida, você ficará transfigurado, não será mais a mesma pessoa. Mas lembre-se, Deus nunca o mandará fazer o que o violenta por dentro.
Da mesma forma, Ele nunca o chamará contrariando as inclinações do seu coração, com exceção, claro, os projetos carnais e humanos. Estou apenas afirmando que o chamado de Deus e a sua direção será verdadeiro prazer para a sua vida.
Quando nos referimos a chamado não estamos dizendo que você deve deixar o que faz, ma sim, se tornar um sacerdote que funciona na presença de Deus. Ele te guiará ao próximo passo. Ele te constituiu para ser expressão de Seu grande amor, da Sua compaixão, da Sua justiça e do Seu caráter.
Quando você chega, Ele chega, quando você sai, Ele sai, quando você vem, Ele vem.Você é um ministro para o propósito profético de Deus. A terra de Deus para você é a terra que mana leite e mel para a sua vida. Em qualquer outra terra, que não a do propósito para você, será estéril. Tal propósito funcionará como uma gostosa pressão na sua vida, como um impelir, um empurra de Deus na direção do cumprimento de Sua vontade.
Ele vai alinhar as condições, as ligações adequadas, as pessoas no seu caminho e as circunstâncias necessárias, fique atento.
Naor Pedroza
0 comentários:
Postar um comentário